As caras e bocas de Pablo Picasso em vídeo

Nós sempre pensamos que os grandes mestres somente são reconhecíveis em suas obras, em seus auto-retratos ou em suas assinaturas espalhadas por aí. Os grandes mestres surgem, em minha mente, como pessoas geniais que não chegaram a conhecer os encantos da fotografia. Já os contemporâneos, por outro lado, ocupam minha mente como figuras de carne e osso. Eles podem ser geniais, mas também são muito humanos, demasiadamente humanos.

Acho engraçado esse paradoxo, por que muitos grandes mestres do passado (não tão longínquo) chegaram, sim, a conhecer a fotografia. E muitos chegaram a expor suas loucuras maravilhosas em fotografias e vídeos preciosos. Um achado é o vídeo de Picasso pintando. O trecho de 2 minutos e 35 segundos é parte do documentário “Visit to Picasso”, do diretor Paul Haesaerts, imperdível pra quem curte arte e afins. Em preto e branco, Haesaerts mostra Picasso pintando na superfície de espelhos.

O lugar é a casa do pintor em Vallaurius, na Franca. O anfitrião, à vontade com a presença do documentarista, faz cara e bocas para nós, espectadores. Picasso fazendo caras e bocas! Ninguém espera. Damien Hirst, talvez. Mas Picasso?! Só para mostrar que nem tudo, quando nos referimos a Pablo Picasso, acaba em Guernica.

Picasso pintando: