Quem somos

Zena, que significa mulher na língua tcheca, é a bebê de Rainer Maria, Kafka, Kundera, Tsvetaeva, Hesse, da natureza e dos espíritos evoluídos. Uma colcha de crochê colorida, bordada diariamente por amantes das artes em planetas diversos. Vintage cosmopolita, segundo Valhalla Crowley. Sertaneja manguebeat das terras de Luiz Gonzaga e Chico Ciência. Independente, literária, amante das boas histórias, poesias, das boas energias, contos, crônicas. Simpática aos temas ligados à natureza, gênero, diversidade, música, teatro, novela, moda, amor, amor, amor; valoriza um olhar profundo sobre os fatos, além de lutar contra agressões de todo tipo.

Entre os colaboradores, amigos iluminados, como o poeta Marcelo Mário Mello, o escritor Urariano Mota, a escritora gaúcha Jana Lauxen, a jornalista Camila Ribas. Daniella Feldman de Israel. Dani Leão e as crônicas resolvidas, libertas, diretamente de Olinda. Bárbara Buril e as nuances da arte. Da Bahia, as poetisas, entre outras virtudes, Daniela Galdino e Lorenza Mucinda. Fernanda Limão e a sensibilidade de Garanhuns. Quadrinhos lambidos lindos da Villa Real do Crato por Vitor Batista. Um jardim florido…

A Revista Žena teve o seu primeiro número impresso em 2009, três mil exemplares coloridos, distribuído gratuitamente em eventos literários, escolas públicas do Recife e espaços culturais – sem qualquer patrocínio. Este site entrou no ar no mesmo ano. A filosofia beat do “do it yourself”, o Zen, Atman, o amor pelas palavras e pela cultura nos mantêm vivos. No berço, a Zena foi ninada por Gay Talese, fundador do New Journalism (Novo Jornalismo ou Jornalismo Literário). Absorvemos o amor pelas descrições in loco, críticas com “a beleza de quem escreve um romance” ou com a selvageria dos indignados.

O desejo de socializar o pensamento, através da literatura, em um dos meios comunicacionais mais democráticos — a internet, fez com que nosso público englobasse todas as faixas etárias, classes sociais e localidades. A Revista Žena também é divulgada no interior do Estado de Pernambuco, para que cheguem referências que impulsionem as buscas por cultura na internet. Desmistificamos estereótipos prosaicos e reafirmamos a arte como representação do seu próprio meio.

Eis a natureza… sejam bem vindos ao universo Zena.

Belisa Parente e Wagner Beethoven
(Idealizadora) e (Web Design)


Equipe da Revista Žena

Belisa Parente // Editora e Wagner Beethoven // Web Design

Colaboradores